Alunos da Escola Municipal Benvinda de Miranda Lopes Correa visitaram nesta manhã as instalações do Museu Paranaense, localizado na Cidade de Curitiba. Neste Museu os alunos podem visualizar tudo que foi discutido durante o ano e todas as aulas de campo que tiveram pelo Projeto.
quinta-feira, 27 de outubro de 2011
Escola Primavera visita Fortaleza Ilha do Mel
Alunos da Escola Primavera e as Professoras Renata e Eunice visitaram nesta última quarta feira, com o Professor Diogo Costa, a Fortaleza Nossa Senhora dos Prazeres na Ilha do Mel, onde destacou-se em diversos episódios de batalhas e conflitos realizados no litoral do Paraná. Depois de uma longa caminhada pela praia ao norte da Ilha os alunos observaram os canhões do século XIX, as antigas instalações das prisões e a artilharia fixa no topo do morro da baleia. O Forte é uma preciosa Fonte Histórica de consulta para se escrever a História do Litoral e muito importante para a identificação do povo que habita essas terras.
sexta-feira, 21 de outubro de 2011
Alunos da Escola Ezequiel visitam Museu Paranaense
Maquete de uma cidade encontrada por arqueólogos |
Instrumentos de prisão e imobilização de escravos. |
quarta-feira, 19 de outubro de 2011
Alunos da Escola Amatuzzi visitam Museu Paranaense em Curitiba
Alunos do 5º Ano da Escola Luiz Antonio Amatuzzi de Pinho, visitam as instalações do Museu Paranaense na cidade de Curitiba onde conhecem todo o acervo, que conta desde da primeiras ocupações Pré-Históricas, os Índio no Paraná, os Colonizadores e a presença do Negro na história do Paraná. Nesta manhã de quarta os alunos aprenderam um pouco mais sobre seu passado e a relação da História do Estado com a História e Cultura do Litoral paranaense.
Educação de Jovens e Adultos no Museu de Arqueologia e Etnologia
Alunos e professores da Educação de Jovens e Adultos da Escola Municipal Luiz Antonio Amatuzzi de Pinho, visitam o Museu de Arqueologia e Etnologia - UFPR em Paranaguá na companhia do Professor Diogo Costa e do Professor Carlos Augusto Almiron. No museu os alunos tiveram uma ótima aula de História com o Professor Carlos onde aprenderam sobre Arqueologia, Cultura Indígena e Cultura Caiçara. A equipe do Projeto Pontal do Paraná eu Conheço, agradece ao professor e colaborador do museu e encerra com esta visita, todos os 13 atendimentos com aproximadamente 300 crianças e 30 professores feito neste ano de 2011 pela Equipe da Ação Educativa do MAE coordenado pela Professora Yara Tavares.
sexta-feira, 7 de outubro de 2011
Alunos da Escola Ezequiel na Comunidade Maciel
Alunos da Escola Municipal Ezequiel Pinto da Silva, visitam nesta manhã a Comunidade do Maciel, onde aprendem questões de meio ambiente, geografia e economia doméstica. Na visita ao Maciel os alunos percorrem toda sua faixa litorânea e identificam os limites por terra até o Rio Maciel, que se encontra com o mar no extremo Norte de Pontal do Paraná. Os alunos conheceram também a antiga pista de pouso que existe na região e era utilizada pela Aeronáutica, e aproveitaram para fazer um belo passeio de barco.
quarta-feira, 5 de outubro de 2011
Alunos Jovens e Adultos conhecem a comunidade do Maciel.
Alunos na foz do Rio Maciel |
Vegetação encontrada em lugar de concentração de água |
Alunos na antiga pista de pouso de aeronaves no Maciel, observe a vegetação delimitando a área |
Alunos da Educação de Jovens e Adultos (E.J.A) da Rede Municipal de Educação, visitam na manhã de sábado com o Professor Diogo Costa e a Equipe do Projeto Pontal do Paraná eu Conheço, a Comunidade de Pescadores e Moradores do Maciel. Neste dia, através de um atencioso morador daquela região, os alunos foram levados a conhecer uma antiga Pista de Pouso de Aeronaves, utilizada pela Aeronáutica a muitos anos atrás e que hoje está inutilizada e sua área administrada pelo mesmo. Alguns moradores de Pontal do Paraná afirmam que aquela área foi muito utilizada na época da 2º Guerra Mundial , para treinamentos e base estratégica para proteção da costa brasileira. Vale a pena ir mais fundo nessa pesquisa para encontrar novas fontes histórica a respeito do assunto. O Professor Diogo agradece a dedicação dos alunos que estão sempre presentes e afirma o compromisso proposto e o objetivo do Projeto, que é a contribuição para a criação da identidade pontalense.
Assinar:
Postagens (Atom)